Coronavírus: saiba quais produtos de limpeza matam o vírus!

Se antes o potinho de álcool gel ficava esquecido na bolsa ou no carro, com os casos de coronavírus se espalhando pelo mundo, o produto virou objeto de desejo de muitos —e não é para menos. 

De acordo com João Prats, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, o álcool gel com concentração de 70% e a água com sabão são as melhores formas de higienizar as mãos e evitar a contaminação.

“Além desses, produtos de limpeza com cloro e até mesmo o álcool ‘comum’, com porcentagem menor, são efetivos”, aponta o especialista. 

Invista nestes produtos para higienizar ambientes e matar o coronavírus: 

1. Água sanitária;

2. Desinfetantes em geral;

3. Limpadores multiuso com cloro;

4. Limpadores multiuso com álcool; 

5. Álcool de limpeza (líquido);

6. Detergente Sabão;

Como o álcool e o sabão matam o vírus 

Ambos os métodos são efetivos para quebrar a cápsula de gordura protetora do vírus e destruí-lo. “No caso do álcool, o valor de 70% é o recomendado para higienizar o corpo por ser o mais efetivo —na mão, a limpeza precisa ser imediata”, explica o especialista.

Transmissão por superfícies também é possível

 Justamente por ser envolvido por uma camada gordurosa, o vírus não sobrevive por muito tempo fora do corpo humano —a estimativa do especialista, feita com base em outros vírus similares, é que ele dure de seis a 24 horas dependendo da temperatura e umidade do ambiente e do tipo de superfície. Já de acordo com estudo da Universidade de Princeton (EUA), o coronavírus pode sobreviver por até 72 horas em materiais como plástico e metal inoxidável. Em papelão, pode durar 24 horas.

Fonte: Uol

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Powered by