Energia Elétrica mais cara: 5 aparelhos vilões na hora de economizar

A conta de Energia Elétrica anda pesando no bolso? Com o início do verão alguns gastos tendem aumentar, mas sabia que com algumas práticas é possível reduzir os custos com a conta de luz?

O manual da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostra que os aparelhos domésticos são responsáveis pelas altas cifras mensais.

No blog de hoje vamos explicar como você pode economizar com o uso dos aparelhos domésticos na sua casa. Confira:

1-AR CONDICIONADO

Apesar de ter consumo similar a um chuveiro elétrico, o ar-condicionado tem mais impacto na conta devido ao tempo que fica ligado. A estimativa é que um aparelho menor ou igual a 9 mil BTU/h tem consumo médio mensal de 128,8 kWh se usado por 8 horas em 30 dias. Um equipamento maior do que 30 mil BTU/h consome 679,20 KWh.

Dica: Procure por um aparelho adequado ao tamanho do cômodo, assim você evita um gasto desnecessário.

2 – CHUVEIRO ELÉTRICO

O chuveiro elétrico é outro vilão da conta de luz. Com uso diário de 32 minutos, o consumo mensal do chuveiro pode chegar a 88 kHw.

Dica: Busque modelos com menor potência e desligue o chuveiro enquanto não estiver usando a água.

3- GELADEIRA

A geladeira está entre os equipamentos que mais consomem energia. Um modelo de uma porta tem consumo médio mensal de 25,20 kHw, enquanto as de duas portas frost free consomem 56,88 kHw por mês.

Dica: Mantenha o aparelho longe do fogão, porque a geladeira gasta mais energia para compensar o calor transmitido pelo fogão. Não abra a porta da geladeira sem necessidade e verifique se o seu equipamento está com a vedação em dia.

4 – APARELHOS EM STAND-BY

Deixados na tomada, os aparelhos representam 12% do valor que você paga na conta.

Dica: Desligue aparelhos de TV e micro-ondas da tomada após o uso.

5- CARREGADOR DE CELULAR

Um carregador de celular consome, em média, 0,26 kHw quando não está sendo usado, conforme o BV. Esse consumo vai para até 5kHw quando um celular totalmente carregado está plugado nele.

Dica: mantenha o seu carregador fora da tomada quando não estiver usando e assim que a bateria estiver completa, retire o aparelho e o carregador da conexão.

Viu, só? Tomando algumas medidas é possível economizar na sua conta de energia em casa. Agora basta seguir as nossas dicas e esperar a próxima fatura da sua conta.

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on email
Email
Share on whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat