Qualidade de vida no trabalho: 5 ações que você precisa investir

Desenvolver ações e estratégias para garantir a qualidade de vida dos colaboradores no local de trabalho é de extrema importância, pois ajuda a desenvolver profissionais mais motivados e engajados para alcançar os objetivos pessoais e também profissionais.

Promover boas condições com respeito e valorização dos profissionais pode impulsionar a empresa. São inúmeros os benefícios das boas práticas na qualidade de vida no trabalho, como por exemplo:

-Aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional;
-Bom relacionamento na equipe e maior harmonia;
-Maior comprometimento e eficiência com melhores resultados;
-Redução de faltas e ausências por doenças;
-Aumento da atração e retenção de talentos.

Além dessas vantagens para as empresas, os colaboradores também podem usufruir de maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional, menor estresse e melhoria na comunicação com colegas e líderes. Outros impactos positivos são na possibilidade de desenvolvimento pessoal e nas oportunidades de crescimento dentro da empresa.

Quais medidas implantar para aumentar a qualidade de vida?

Confira 5 medidas relevantes para aumentar a qualidade de vida no ambiente profissional:

1. Valorização do trabalho 

É fundamental valorizar os funcionários no ambiente de trabalho para gerar maior comprometimento e esforço no cumprimento de metas organizacionais. 

Como por exemplo investir em vales, prêmios, brindes e recompensas, valoriza e incentiva o colaborador.

2. Ações de integração

Seja para integrar novos funcionários ou para promover um melhor relacionamento, ações são importantes para estimular a integração. Neste caso, é possível criar eventos para ocasiões especiais e confraternizações para engajar e manter uma boa comunicação com o time.

3. Ambiente saudável

Ter o ambiente saudável é fundamental para a qualidade de vida no trabalho. Afinal, nada melhor do que ter iluminação adequada, conforto térmico com temperatura do ar-condicionado agradável, estações de trabalho bem distribuídas e com bom espaço para organização, cadeiras ergonômicas, entre outros itens.

4. Limpeza e higienização de ambientes

Outro aspecto importante para manter o ambiente saudável é a limpeza e higienização. Assim, é possível deixar os espaços de trabalhos adequados para a atuação profissional, além de promover a saúde de todos os envolvidos e a redução do risco de disseminação de doenças.

5. Pesquisas de satisfação

Para conhecer a felicidade dos colaboradores, é preciso criar uma pesquisa de satisfação para estudar o comportamento dos funcionários. A depender do resultado, é possível manter as práticas já usadas na empresa e adotar mudanças para fortalecer a qualidade de vida no trabalho.

Com a opinião dos profissionais levada em consideração, a tendência é de maior engajamento.

Aqui na Mendes Mundin acreditamos que a valorização das nossas pessoas é o melhor caminho para prestar um serviço de qualidade para os nossos clientes.

É por isso que nos orgulhamos de ser pessoas cuidando de pessoas. 

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